segunda-feira, janeiro 28, 2008

O CARNAVAL NO TEMPO DA AVOZINHA




No tempo da Avozinha, o Carnaval era comemorado principalmente pelas crianças. Uma das brincadeiras dos pequenos "diabretes" cá da terra era atirar pedras (presas por fios) contra as portas, para depois fugirem alegremente.

Já os rapazes e raparigas mais velhos costumavam fantasiar-se de reis, mendigos e fadas! Trajados a rigor, iam para o baile, que ocorria durante o dia, no largo à frente do actual café Arco-Íris. De noite tinham lugar bailde de máscaras, quer na sede(actual Banda de Soure), quer na Associação dos Artistas (actual Rádio de Soure). Os fatos eram alugados em Coimbra ou confeccionados pelas mãos dos jovens sourenses.

Para as senhoras mais chiques havia um baile na actual sede do G.D.S, naturalmente com máscaras e fatos de carnaval chiques!

Durante o dia, a Avozinha e os amigos, passeavam nas ruas da vila, com as fantasias de carnaval. Aproveitavam-se estes passeios para pregar partidas aos sourenses mais desprevenidos. Por exemplo, eram deixadas cartas mentirosas a marcar encontros inexistentes, ou eram transmitidos recados que também ficavam a dever muito à verdade!

Apesar de algumas boas recordações, a Avozinha não se lembra de alguma vez o carnaval em Soure ter sido comemorado com grande entusiasmo ou com iniciativas que mobilizassem uma grande parte da população.

São estas as memórias da Avozinha Sourense que agradece qualquer contribuição para a memória colectiva do Carnaval Sourense!!!

Free Counter
Web Site Counters