quarta-feira, fevereiro 07, 2007

AS MEMÓRIAS FUTEBOLÍSTICAS DA AVOZINHA SOURENSE

A Avozinha guarda muitas e boas memórias do Grupo Desportivo Sourense!
Começando pelo princípio, como deve ser, a Avozinha recorda-se que, quando era criança, o campo de futebol se situava na Quinta da Madalena (na estrada para Paleão, do lado esquerdo da cortada para o Casal do Barril). Era um campo improvisado, somente com o terreno de jogo e um gradeamento. Mesmo assim, era muito concorrido! Passado algum tempo, o campo de futebol mudou-se para o futuro ex bairro das casas pré-fabricadas. Já a Avozinha era adulta quando o campo adquiriu a sua localização actual, o que foi possível devido à doação do terreno por um sourense benemérito.

No dia da inauguração do campo Dr. António Coelho Rodrigues (que nem sempre teve este nome, mas já lá vamos…), houve uma grande festa. O Sourense jogou contra as velhas glórias do Benfica, entre as quais se encontrava José Águas, por exemplo. O jogo terminou com um empate a zero e, claro, com uma grande festa!
A razão do actual nome do campo de futebol foi uma homenagem ao Dr. António Coelho Rodrigues, um advogado sourense e antigo jogador do clube, que faleceu tragicamente, com trinta e poucos anos, num acidente de viação.

Outra das muitas estórias de que a Avozinha se recorda aconteceu há 20 e alguns anos, e envolve muito mais polémica! A estória começa quando o nosso Sourense foi “roubado” em Souselas, com um penalti a nosso favor que o árbitro não marcou, o que deu a vitória à equipa da casa. O episódio motivou uma épica cena de pancadaria, com direito, inclusive, à entrada da guarda a cavalo, para restaurar a ordem. Este resultado hipotecava as hipóteses do Sourense subir de divisão, em favor do Souselas. O Sourense contestou o resultado (alegadamente, o árbitro não era assim muito sério…), o que deu origem à repetição do jogo, que decorreu em Felgueiras. Os sourenses foram em peso apoiar o seu clube, tendo saído da vila numerosos autocarros e carros particulares com adeptos. O desfecho deste segundo jogo foi-nos favorável, e assim o Sourense subiu de divisão. O regresso a casa foi marcado por uma grande festa, com populares a encherem as ruas e muitos foguetes a rasgarem o céu! Foi uma grande alegria para a Avozinha!

Como palavras finais, a Avozinha quer lamentar a actual falta de apoio ao Sourense, que no passado contava com uma muito maior afluência de público aos jogos. A Avozinha queria também pedir para todos acarinharem mais o clube, nos seus diversos escalões, porque afinal se trata de uma instituição com muita história, e que leva o nome de Soure a muitos pontos do país!!!

4 Comments:

At 2/10/2007 11:27:00 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Mais uma vez, está simplesmente fantástico!!! Isto é a cultura do povo...

 
At 2/14/2007 06:26:00 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Gooosteeei, espeeetaaacuuular
Praaa freeenteee avoooziiinhaaa.

 
At 2/18/2007 09:42:00 da tarde, Anonymous Anónimo said...

A Avozinha merece os meus mais siceros parabéns por este espaço aqui enriquecido pelas suas estórias...parabéns!!!

 
At 7/11/2007 07:03:00 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Talvez a avozinha devesse começar por puxar as orelhas a uns senhores "pseudo Sourenses" que levaram toda a época passada a caluniar a direcção do clube.
É que a mentira mil vezes repetida atinge foros de verdade e há pessos que deviam ter vergonha na cara e verem-se ao espelho antes de caluniarem alguém.

 

Enviar um comentário

<< Home

Free Counter
Web Site Counters