sábado, novembro 11, 2006

AS BRINCADEIRAS DA AVOZINHA...

No tempo da Avozinha, eram várias as brincadeiras com que as crianças sourenses ocupavam o seu tempo e se divertiam! Entre as muitas brincadeiras contavam-se, por exemplo, jogar à cabra-cega, saltar à corda, jogar à macaca e jogar ao "rô-rô" pelas ruas da vila, que é como quem diz, jogar às escondidas.

Outra ocupação das crianças (subentenda-se, uma desculpa para sair de casa...) era ir buscar água à fonte da Praça Miguel Bombarda, à frente da Igreja Matriz. Esta praça era um local muito especial, devido ao convívio que aí tinha lugar: de dia, as brincadeiras das crianças e os passeios dos namorados; de noite, a reunião e as tertúlias da "elite" intelectual de Soure.
A Avozinha lembra-se que essa praça era considerada sagrada pelas crianças, porque lhes era incutida pelos pais que, como aí se vendia milho e o milho era sagrado, as crianças não podiam ir para lá brincar. Claro que isto era uma artimanha para que os mais pequenitos não causassem estragos no espaço!
A fonte que existia na altura era muito diferente da actual, e a praça tinha o pavimento de azulejo, com o brasão de Soure pintado. A Avozinha lamenta que muitas das mais lindas fontes de Soure tenham sido destruídas ou "deslocalizadas", pois embelezavam extraordinariamente a vila, constituindo um verdadeiro ex libris!

Já depois do fim da 2.ª Grande Guerra Mundial, foram construídos no parque na Várzea o escorrega e os baloiços, para além do ringue de patinagem e das casinhas nas árvores para as pombas. As crianças gostavam muito quer das diversões, quer de dar milho às pombas, mas a Avozinha lembra-se com especial carinho do ringue de patinagem. Neste recinto, tinha de se pagar dez tostões para o aluguer dos patins e por trinta minutos de utilização, nessa altura.
Aos Domingos de manhã, juntavam-se no ringue de patinagem as crianças, acompanhadas de muitos populares, que se juntavam para ver as quedas dos mais pequenos! A Avozinha também se lembra com saudade de ter dado os seus "bate-cus"!
De entre as crianças que patinavam em terras de Soure, a Avozinha lembra de algumas, agora ilustres, como por exemplo, Mário de Assis, actual director do Casino do Estoril (que é natural de Soure),e de Maria Elisa Domingues, jornalista da RTP1 ( que também tinha família em Soure).

Muitas outras brincadeiras havia, como ir para a levada na Várzea apanhar enguias ou, em alturas mais calmas, recolher cacos e construir casas imaginárias! Tomar banho no rio era outro passatempo das crianças!

A Avozinha lembra com saudade esses belos tempos, das brincadeiras de crianças alegres, e são estas as suas memórias...

1 Comments:

At 12/04/2006 09:45:00 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Mias um texto cheio de experiências...
Mais um texto com vida...
Esperamos por mais!

 

Enviar um comentário

<< Home

Free Counter
Web Site Counters