quarta-feira, abril 29, 2009

AS RIVALIDADES SOURENSES...

Lembra-se a Avozinha, que em Soure, nas décadas de 1940-50 (mas com raízes muito mais antigas), havia uma rivalidade entre a "Alta" e a "Baixa" de Soure. A fronteira entre elas encontrava-se junto à torre do relógio, na rua Alexandre Herculano. Mesmo hoje é possivel ver que o tipo de calçada, a disposição dos paralelepípedos, está alterada numa pequena extensão.

Esta rivalidade ia desde os ranchos até às próprias conversas das crianças na escola! Em termos de ranchos, tínhamos o rancho da Alta, cuja sede era no actual edifício da Banda de Soure, e o rancho da Baixa, que ensaiava na "Sede da Macaca", que se situava no actual edifício da loja Macofel. A rivalidade entre os ranchos baseava-se em quem tinha mais apresentações fora de Soure. A Avozinha recorda-se, por exemplo, que o rancho da Baixa chegou a ganhar um 1.º prémio num concurso de ranchos do Casino da Figueira da Foz, há cerca de 60 anos atrás, na altura ensaiados pelo saudoso Renato Monteiro.

No que respeita à organização de festas, também havia muita rivalidade! A Baixa organizava os seus bailes na Associação dos Artistas (que era uma sociedade de operários: carpinteiros, pedreiros, sapateiros,...), no local da actual Casa do Povo, no Largo Conde Ferreira (que, por curiosidade, no tempo da Avozinha, se apelidava de Praça das Galinhas). Já a Alta dava as suas festas na sede do seu rancho, e os participantes eram pessoas ditas chiques. Ou seja, havia também uma certa divisão por classes sociais, para além das rivalidades que faziam com que uns não fossem aos bailes organizados pelos outros.
A competição, pode-se dizer, era saudável, apesar dos ânimos se alterarem mais quando os respectivos ranchos tinham apresentações!

E são estas as memórias da Avozinha sourense...


Agosto 2006

(Deixe o seu comentário)

2 Comments:

At 1/25/2007 07:27:00 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Todas as estorias da Avozinha sao reais e eu vivi alguma parte delas.Tambem conheco a "Praca das galinhas"...Bons artigos, que nos fazem recordar o passado!

 
At 2/02/2008 01:41:00 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Ainda hj se pode verificar essa divisao.Por muito q não se queira.A Alta permanece a ser uma zona chique ao contrario da baixa e o mesmo se verifica aos locais frequentados por cada tipo de "classe".Nao existem muitas misturas no dia a dia entre estes 2 blocos de Soure e todos sabem disso.Ate no simples acto de beber cafe isso se mostra:
Alta - Ex. Anatolio
Baixa - Ex. 100% Bar
Nao quero com este comentario agravar a situacao mas sim abrir os olhos a algumas pessoas menos humildes e outras que por vezes esquecem as suas origens.
Acerca do texto penso q mostra muito exclarecedoramente uma realidade social vivida outrora, e ainda nos dias de hoje, na vila de Soure.

 

Enviar um comentário

<< Home

Free Counter
Web Site Counters